Única pesquisa nacional cujo objetivo é avaliar o comportamento leitor e um dos mais importantes levantamentos sobre hábitos culturais dos brasileiros, nesta quinta edição, Retratos da Leitura tem realização do Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural e aplicação do IBOPE Inteligência. Uma das novidades é o aumento do número de entrevistas, tornando esta amostragem a maior de sua história, o que permitiu, entre outros dados, identificar o perfil do leitor das capitais brasileiras, dos leitores de literatura e sua preferência em papel ou digital
Pelo padrão adotado desde a edição de 2007, é considerado leitor todo aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos três meses anteriores à entrevista e não leitor quem declarou não ter lido qualquer livro nesse período, ainda que tenha lido nos 12meses anteriores à entrevista. O público alvo abrange a população a partir de cinco anos de idade , alfabetizados ou não, as diversas faixas de escolaridade, ambos os gêneros e todas as classes e faixas de renda familiar.
De acordo com os dados da pesquisa, atualmente o Brasil conta com 52% de leitores (ou 100,1 milhões de pessoas), o que representa uma diminuição de aproximadamente 4,6 milhões de leitores em relação à edição anterior da pesquisa, de 2015, quando o percentual de leitores era de 56%. Com exceção da faixa etária entre 5 a 10 anos, que apresentou um acréscimo de 4 pontos percentuais na proporção de leitores, todas as outras faixas de idade apresentaram estabilidade ou decréscimo na proporção de leitores entre as duas edições da pesquisa. As principais reduções ocorreram entre adolescentes de 14 a 17 anos e jovens de 18a 24 anos e entre indivíduos com nível de escolaridade médio e superior. O decréscimo atingiu também todas as faixas de renda familiar.
Apesar dessa redução no percentual de leitores, a média de livros lidos em um período de três meses se manteve estável – passou de 2,54 em 2015 para 2,60 em 2019.
Entre todos os entrevistados
O brasileiro leu 1,05 livro por inteiro, contra 1,06 em 2015, enquanto os livros lidos em parte foram em média 1,55 em 2019 contra 1,47 em 2015. Nos três meses anteriores à coleta de dados, 52 milhões de pessoas compraram algum livro, em papel ou em formato digital. Dos que costumam comprar livros, 35% utilizam livrarias físicas, 14%compram em bancas de jornal e revista, 12% fazem aquisições online e 9%procuram sebos, entre outras alternativas.
INTERESSE POR LITERATURA (%) - 2019
Especificamente sobre o gênero literatura, foram obtidos alguns resultados relevantes. Observa-se que o professor é o maior responsável por incentivar o interesse dos alunos (52%), porém os filmes baseados em livros também foram um fator de interesse (48%), assim como a indicação de amigos (41%) e a identificação com o autor (35%). Os leitores de literatura leram mais livros deste gênero por vontade própria (2,89livros em 3 meses) e por inteiro (2,28 livros no período) do que os leitores de livros em geral.
Livros em papel
Livros digitais
Ambos / Tanto faz
Embora a internet e as redes sociais estejam mostrando sua força nos hábitos de leitura, a preferência de 67% dos leitores que já leram livros digitais é pelo papel impresso. Apenas 17% declaram preferir o livro digital.
FAIXA ETÁRIA E ESCOlaridade
A pesquisa Retratos da Leitura aponta para o aumento no uso do celular para a leitura de livros digitais e a redução dos demais dispositivos para leitura, principalmente o computador, conforme os dados apresentados abaixo. Esses movimentos acompanham a tendência de utilização do telefone celular para acessar a internet entre os usuários de internet brasileiros a partir de10 anos, segundo os dados da pesquisa TIC Domicílios 2019. Os livros digitais já são bem conhecidos pelos brasileiros (44% ouviram falar e, desses, 37% já leram nesse formato), mas a maioria dos que já leram nesse formato baixa os livros oferecidos gratuitamente pela internet (88%). O celular é o dispositivo mais utilizado para ler os conteúdos (73%); o computador é usado por cerca de 31% dos leitores e menos de 10% leram no tablet, iPad ou em leitores digitais, como Kindle, Kobo e Lev. Quanto ao audiolivro, cerca de 20% dos brasileiros já ouviram livros dessa forma. O consumo desse formato de livro foi ainda mais frequente entre os indivíduos com ensino superior (40%), pertencentes à classe B (31%) e entre os leitores de literatura (33%).
para quem já leu livro digital
O aumento no uso do celular e a redução dos demais dispositivos para a leitura acompanha a tendência do uso desses dispositivos para acessar a internet entre os internautas brasileiros com 10 ou mais.
(Fonte: TIC Domicilios 2018)
Sim
Não
Não sabe / Não respondeu
Ensino Superior
Compradores de livro
Leitores de literatura
Classe B
2011 / 2015 / 2019
Os queridinhos - Bíblia é, mais uma vez, o livro mais citado em 2019 pelos leitores quando questionados sobre os gêneros mais costumam ler, sendo mencionados, na sequência, os livros de contos, romances e livros religiosos. Apesar disso, a menção à Bíblia apresentou um decréscimo em comparação a 2015 – de 42% para 35% em 2019.
os 15 mais citados (%) - 2019
Entre os autores preferidos dos brasileiros, o primeiro mais citado foi Machado de Assis, seguido por Monteiro Lobato e Augusto Cury. Entre os estrangeiros, destacam-se as escritoras britânicas J. K. Rowling e Agatha Christie.
lugares preferidos
A casa é o lugar onde a maior parte dos leitores brasileiros costuma ler (82%). Cerca de um quarto deles (23%) têm o hábito de ler na sala de aula e 15% vão à biblioteca da escola ou faculdade.
(%) de sempre
Como esperado, aumentou significativamente a proporção de brasileiros que disseram usar a internet (de 47% em 2015 para 66% em 2019) e o WhatsApp (de 43% para 62%) no tempo livre, enquanto usar o tempo livre para ler livros manteve o mesmo percentual entre as duas edições da pesquisa (24%). Vale destacar que houve uma redução daqueles que gostam de assistir TV no tempo livre (de 73% em 2015 para 67% em 2019), ainda que esta continue sendo uma das atividades preferidas dos brasileiros.
(%) de sempre - Leitor X Não leitor
Chama atenção a maior diversidade de atividades que leitores gostam de realizar em seu tempo livre, quando comparadas aos de não leitores – aqueles citaram em média 7 das atividades investigadas, enquanto os não leitores citaram em média 5 delas – além da maior frequência com que realizam essas atividades. Somente ver TV e ir a bares/ restaurante/ shows apresentam maiores percentuais entre os não leitores. Esse dado mostra que o repertório e a frequência de atividades de leitores são bem maiores do que entre os não leitores.
perfil do frequentador
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura 2019, cerca de 34 milhões de pessoas frequentam bibliotecas no País, sendo a maioria pertencente à classe C (49%), seguida da B, com 26% e D/E, com 21%. Os estudantes são 60% dos frequentadores. A principal motivação para ir à biblioteca é ler livros para pesquisar ou estudar(51%) e, em seguida, ler por prazer (33%).
avaliação
De modo geral, os frequentadores consideram que as bibliotecas têm bom atendimento (96%), apesar de apenas 57% declararem que encontram todos os livros que procuram. Entre aqueles que não frequentam bibliotecas, 34% alegam falta de tempo e 20% dizem não gostar de ler. Vale destacar que 13% deles mencionaram não haver biblioteca próxima para frequentar.
para quem frequenta bibliotecas
para quem não frequenta bibliotecas
2017 / 2019
* Representa o número de leitores na capital a partir de 5 anos de idade
Para mais informações, consulte a pesquisa completa no site do IPL
www.prolivro.org.br
Até 14 de setembro, data do lançamento da pesquisa, o pdf é para uso única e exclusivamente para consulta dos jornalistas, não podendo ser publicado.
Realização:
Apoio:
Aplicação da pesquisa:
5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil
Lançamento: 14 de setembro (segunda-feira), a partir das 19h
nas redes do Itaú Cultural:
Com Angelo Xavier, presidente do Instituto Pró Livro; Zoara Failla, coordenadora da pesquisa; Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural e Rosi Rosendo, diretora de contas do IBOPE Inteligência.
Ciclo de debates sobre a 5ª edição de Retratos da Leitura no Brasil
Todas as terças-feiras de 22 de setembro a 13 de outubro, às 17h. Inscrições a partir das 20h30 de 14 de setembro (segunda-feira) em www.itaucultural.org.br
Para seguir o Instituto Pró-Livro:
Para seguir o Itaú Cultural:
Assessorias de imprensa:
Pelo Instituto Pró Livro: Jô Ribes Comunicação
Jô Ribes: (11) 9 9998 6560
joribes@joribes.com.brNeide Martingo (11) 97465 1990
martingo@joribes.com.br
Pelo Itaú Cultural: Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán: (11) 9 8860 9188
cristina.duran@conteudonet.com
Mariana Zoboli: (11) 9 8971 0773
mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari: (11) 9 9967 3292
roberta.montanari@conteudonet.com
Vinicius Magalhães: (11) 9 9295 7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com
Larissa Correa: (11) 9 9722 1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Carina Bordalo: (11) 9 8211 6595carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br