Bel Santos Mayer é coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC, co-gestora da Rede LiteraSampa, docente da pós-graduação Literatura para Crianças e Jovens do Instituto Vera Cruz. É responsável pela formação de jovens mediadores da premiada Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, estudada em seu mestrado do Programa dePós-Graduação em Turismo (EACH/USP).Foi vencedora do prêmio Retratos da Leitura no Brasil (2018) e do Prêmio Estado de São Paulo para as Artes (2019).Éc o-gestora da Rede LiteraSampa, finalista do Prêmio Jabuti 2019.
Dolores Prades é Publisher da Emília e consultora editorial, é doutora em história econômica pela USP e especialista em literatura infantil e juvenil pelaUniversidade Autônoma de Barcelona. Diretora do Instituto Emília e doLaboratório Emília de Formação. Curadora e coordenadora dos semináriosConversas ao Pé da Página (2011/2015). Coordena no Brasil da Cátedra Latinoameriacana y Caribeña de Lectura y Escritura. Professora convidada do Master da Universidad Autonoma de Barcelona. Curadora da FLUPP Parque (2014/2105). Membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen 2016, do Bologna Children Award 2016 e do Chen Bochui Children’s Literature Award, 2019. Consultora da Feira de Bolonha para a América Latina desde 2018.
Fábio Malini é pesquisador em ciências de dados e redes sociais. Especializou-se na produção de visualizações de grafos a partir de megadados (big data) sobre relações políticas e culturais produzidas em redes. Possui doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escreveu, com Henrique Antoun (UFRJ), o livro "A internet e a Rua" (Sulinas, 2013). É professor na Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Labic (Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura), dedicado a coleta, mineração, visualização e análises de megadados de temas econômicos, políticos e culturais nas redes sociais). Desenvolveu visualizações interativas para os jornais e revistas El País, O globo, Estadão, Folha de SP, Zero Hora, CartaCapital, Placar entre outros.
Idmea Semeghini-Siqueira é Doutora em Linguística e Livre Docente em Educação pela USP. Como Profª. Sênior da Faculdade de Educação da USP atua na Pós-Graduação. Desde suas interações em cursos de Letras, Licenciatura e Pedagogia tem desenvolvido pesquisas, concernentes à Leitura, no âmbito da Arte & Informação / Ciência em textos impressos e hipermidiáticos, visando otimizar o uso de linguagens desde o letramento emergente na Infância. Na SEE-SP e SME-SP, atuou na formação de professores. Participou de Grupos de Pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da USP.
João Luís Ceccantini é professor de Literatura Brasileira na UNESP – FCL Assis. Dedica-se à pesquisa de temas como leitura, literatura infantil e juvenil e literatura brasileira contemporânea, com várias publicações na área. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq “Leitura e Literatura na Escola”. Integra a “Red Temática de Investigación Literaturas Infantiles y Juveniles em el Marco Ibérico”, vinculado à Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Coordenou durante vários anos o Grupo de Trabalho “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil” da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística). É votante da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
José Castilho Marques Neto (UNESP - JCastilho Consultoria) é Doutor em Filosofia/USP, professor da UNESP, editor, autor, gestor público e consultor (www.jcastilhoconsultoria.com.br). Foi Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL. Presidiu a Editora Unesp, a Biblioteca Mário de Andrade e as Associações brasileira e ibero-americana de Editoras Universitárias (ABEU e EULAC).
Maria das Graças Monteiro Castro - Graduação em Biblioteconomia/UFG. Mestrado e Doutorado em Educação pelaFE/UFG. Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da FIC/UFG. Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares/FEBAB. Votante/leitora do Prêmio FNLIJ. Contemplada com o prêmio Retratos da Leitura/2019, na categoria Bibliotecas, pelas ações de mediação e formação de leitura realizadas no Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (LIBRIS).
Mariana Bueno é economista, especializada em economia do livro. É consultora Nielsen Book, onde é responsável pelas pesquisas “Produção e Vendas”e "Conteúdo Digital” do setor editorial brasileiro. É colaboradora do blog da CERLALC e nos últimos anos vem estudando as relações entre mercados editoriais, políticas públicas e indicadores sociais.
Marisa Lajolo defendeu Mestrado e Doutorado na USP. Com R. Zilberman, publicou obras sobre leitura no Brasil; "Monteiro Lobato livro a livro (obra infantil) em parceria com J.L.Ceccantini" ganhou um Jabuti e foi considerado "Livro do Ano" de 2008. "Gonçalves Dias, o poeta do Exílio" (2012) ganhou prêmio da Academia Brasileira de Letras. Acabou de publicar, com Lili Schwarcz "Reinações de Monteiro Lobato uma biografia" É professora titular aposentada da Unicamp e leciona atualmente na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Rosi Rosendo é Diretora de contas na área de Opinião Pública, Política e Comunicação, é mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP e Graduada em Ciências Sociais também pela USP. Tem 20 anos de experiência em pesquisa e está no IBOPE desde 2005. Entre 2005 e 2009, foi docente no Curso de Pós-Graduação em Gestão de Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião da Fundação Escola de Sociologia e Política na disciplina Pesquisa e Mídia. Entre 2004 e2005 foi pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/CEBRAP) e atuou como analista de projetos na Fundação SEADE entre 2002 e 2003.
Zoara Failla é Socióloga pela UNESP, com mestrado em psicologia social na PUC-SP e pós-graduação pela FGV-SP. Foi consultora do PNUD e coordenou o Programa de Melhorias do Ensino Médio/SEE-SP e consultora nos 5 PALOPS. Desde 2006, responde pelos projetos do Instituto Pró-Livro, tendo coordenado: O Programa Mais Livro e Mais Leitura, em parceria com o MINC; a Plataforma Pró-Livro e as três edições do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. Coordenou, também, as três últimas edições da Pesquisa Retratos da leitura no Brasil, e, em2018/2019, a realização da Pesquisa Retratos da Leitura – bibliotecas escolares. Foi organizadora das obras: Retratos da Leitura no Brasil 3 e 4 e autora de vários artigos sobre comportamento leitor do brasileiro.
Realização:
Apoio:
Aplicação da pesquisa:
5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil
Lançamento: 14 de setembro (segunda-feira), a partir das 19h
nas redes do Itaú Cultural:
Com Angelo Xavier, presidente do Instituto Pró Livro; Zoara Failla, coordenadora da pesquisa; Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural e Rosi Rosendo, diretora de contas do IBOPE Inteligência.
Ciclo de debates sobre a 5ª edição de Retratos da Leitura no Brasil
Todas as terças-feiras de 22 de setembro a 13 de outubro, às 17h. Inscrições a partir das 20h30 de 14 de setembro (segunda-feira) em www.itaucultural.org.br
Para seguir o Instituto Pró-Livro:
Para seguir o Itaú Cultural:
Assessorias de imprensa:
Pelo Instituto Pró Livro: Jô Ribes Comunicação
Jô Ribes: (11) 9 9998 6560
joribes@joribes.com.brNeide Martingo (11) 97465 1990
martingo@joribes.com.br
Pelo Itaú Cultural: Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán: (11) 9 8860 9188
cristina.duran@conteudonet.com
Mariana Zoboli: (11) 9 8971 0773
mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari: (11) 9 9967 3292
roberta.montanari@conteudonet.com
Vinicius Magalhães: (11) 9 9295 7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com
Larissa Correa: (11) 9 9722 1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Carina Bordalo: (11) 9 8211 6595carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br