Acesso restrito
O Etanercepte Biossimilar Bionovis/SamsunG/Merck
O medicamento aprovado no Brasil como Brenzys™, em 2017, pela ANVISA, foi desenvolvido pela empresa Samsung Bioepis, uma joint venture entre as empresas Samsung Biologics e Biogen, com o nome de SB4, como um medicamento biossimilar ao Enbrel® (ETN; Enbrel®, Pfizer, Nova York, NY, EUA). O SB4 já é aprovado pela MFDS da Coréia do Sul, EMA (nome comercial Benepali™), FDA (nome comercial Eticovo™) e pelas agências reguladoras da Austrália, Canadá, Israel, Nova Zelândia e Suíça.
O Enbrel®, adotado como produto referência para o desenvolvimento do biossimilar SB4, é um medicamento biológico recombinante que vem sendo amplamente utilizado na prática clínica por aproximadamente 15 anos, com perfil farmacológico, de eficácia e segurança bem caracterizados(41).
Por ser um biossimilar ao Enbrel®, do ponto de vista técnico-regulatório, o Brenzys™ (SB4, Benepali™, Eticovo™) é um medicamento biológico altamente similar ao Enbrel®em termos de estrutura, propriedades físico-químicas, atividade biológica e perfis de segurança, eficácia e imunogenicidade(42).
Seu princípio ativo
O Brenzys™ possui, como princípio ativo a molécula etanercepte, que faz parte de uma categoria específica de moléculas biológicas com atividade terapêutica, conhecidas como proteínas de fusão.
Na Figura 9 é possível observar que o etanercepte é um dímero de uma proteína quimérica, geneticamente modificada, por fusão da região Fc (fragmento cristalizável) da imunoglobulina 1 humana (IgG1 humana), ao domínio extracelular de ligação ao ligante do receptor do fator de necrose tumoral humano-2 (TNFR2 / p75). O componente Fc contém domínios das cadeias pesadas, CH2 e CH3, mas não o domínio CH1 da IgG1 (42) (43).
Figura 9: Estrutura esquemática do Brenzys™
(Fonte: CHO et al, 2016) (42)
O etanercepte possui um mecanismo de ação baseado na ligação, bloqueio e neutralização do TNF, impedindo assim sua ação pró-inflamatória. Funções efetoras de recrutamento do sistema imune, associadas a domínios Fc de anticorpos monoclonais, como ADCC (do inglês, Antibody-Dependent Cell-mediated Cytotoxicity) e CDC (do inglês, Complement Dependent Cytotoxicity), não são atributos críticos do etanercepte (42).
–
41. Lee, Y. J., Shin, D., Kim, Y., Kang, J., Gauliard, A., & Fuhr, R. A randomized phase l pharmacokinetic study comparing SB4 and etanercept reference product (Enbrel®) in healthy subjects. British journal of clinical pharmacology. 2016, pp. 82(1), 64–73.
42. Cho, I. H., Lee, N., Song, D., Jung, S. Y., Bou-Assaf, G., Sosic, Z., … Lyubarskaya, Y. Evaluation of the structural, physicochemical, and biological characteristics of SB4, a biosimilar of etanercept. mAbs. 8(6), 1136–1155., 2016.
43. EMA. EPAR BENEPALI. [Online] 2016. [Citado em: ] https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/benepali-epar-product-information_pt.pdf.
2020 - Desenvolvido pela Conteúdo Comunicação